Nesse blog, contendo somente receitas originais, compartilhamos o rito do encontro em torno do fogão para o preparo da comida. Muito mais que alimentar, a cozinha é o lugar da cumplicidade, da conversa,da celebração. A velha tradição das fogueiras ancestrais que continua nos fogões de lenha do Brasil. Aqui a arte dos cheiros, das imagens e dos sabores é acompanhada pela a música e pela a bebida, outros dois grandes elementos construtores dos laços sociais. "Senta aí" e boa conversa!!
quarta-feira, 14 de julho de 2010
FRANGO GLAMUROSO DE “VERANICO” (COM ERVAS DO QUINTAL)
Ingredientes:
1 peito de frango grande sem osso
1 ramo de alecrim fresco
3 ramos de manjericão fresco florido (usar as folhas e as flores)
sal e pimenta-do-reino à gosto
100 gramas de champignon fatiado
1 colher de manteiga
2 doses de brandy
1 caixa de creme de leite
1 colher chá de páprica picante
Preparo:
Corte o peito de frango sem osso em tiras e reserve. Em um pilão de socar alho (preferencialmente), ou em um processador, junte o sal, a pimenta-do-reino, o alecrim e o manjericão e processe ou soque até formar uma pasta homogênea.
Tempere o frango com a pasta, junte a páprica e reserve por cerca de 15 minutos.
Derreta a manteiga em uma panela e refogue o champignon por cerca de 10 minutos. Junte em seguida o frango temperado e refogue por cerca de 20 minutos. Acrescente um pouco de água se necessário. Acrescente o brandy e refogue por 5 minutos e, em seguida junte o creme de leite cubra a panela e refogue em fogo baixo por mais 5 minutos.
Sirva com arroz branco cozido com nozes.
Obs: Feito numa tarde bastante quente de inverno num autêntico “veranico” com bela tarde de sol.
Bebida:
Cerveja escura
Música: O canto do coleirinho, do gaturamo (foto acima) e dos sanhaços aqui do quintal (os sabiás ainda não cantaram nesse fim de inverno).
Roberto Fabri
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário