terça-feira, 13 de julho de 2010

cozinhar uma velha tradição e "arte do encontro"!


Esse blog surgiu da nossa paixão em compartilhar, com as pessoas queridas, o rito do encontro em torno do fogão para o preparo da comida. Muito mais que alimentar, a cozinha é encontro, é compartilhamento de experiências e de idéias. Uma velha tradição que firma suas raízes nos estratos mais profundos da antropologia onde os homens, em torno das fogueiras, contavam suas peripécias cotidianas à espera do preparo da caça, dos grãos. A mesma tradição herdada nas cozinha das fazendas, nas casas de barro batido, em torno dos fogões de lenha. Quando cozinhamos voltamos sempre aos laços sociais que diferenciaram para sempre os homens dos outros bichos e firmaram de vez as bases para a vida em comunidade.
Voltamos sempre ao pacto do encontro quando cozinhamos aqui, na nossa casa, ou na casa de amigos, onde a arte dos cheiros, das imagens e dos sabores é acompanhada pela a música e pela a bebida, outros dois grandes elementos construtores dos laços sociais.
Assim, comentamos o que bebemos e o que ouvimos ao fazer e degustar nossos pratos.
Mais que um ponto final, degustar a comida é apenas uma chegada de um longo e prazeroso caminho, que inicia na idéia de fazer um prato com uma ou mais pessoas e que culmina com a degustação coletiva.
Cozinhar, dentre as infinitas explicações de sua essência, pode ser definida como um ritual de compartilhamento de nossos gostos e desejos.
Vamos a ele!!

Um comentário:

  1. Muito boa as receitas e com uma ´musica de boa qualidade.
    Bom saber que já experimentei algumas receitas na abençoada "FIQUEIRA BRANCA" local onde nos divertimos com nossa família e amigos queridos..
    Parabéns! forte abraço!
    Marô

    ResponderExcluir