quarta-feira, 14 de julho de 2010

CHESTER ASSADO COM MAÇÃS “PASCHOAL”



Ingredientes:
1 Chester inteiro
4 maçãs
2 cebolas cortadas
2 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de mel
1 colheres de sopa de estragão
2 colheres de sopa de passas
tempero completo
vinagre balsâmico
farofa com miúdos de frango

Preparo:
Desossar completamente o chester mantendo sua forma original. Use uma faca bem fina e amolada e inicie pela parte posterior do frango retirando progressivamente os ossos e a carcaça. Tempere com “tempero completo” use um pouco de vinagre balsâmico e deixe o tempero agir por alguns minutos.
Corte e descasque as maçãs em cubos. Refogue as cebolas picadas na manteiga, acrescente o mel, o estragão e as maçãs, nessa ordem e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos. Não cozinhar muito as maçãs.
Prepare a farofa com os miúdos de frango. Recheie o chester com o molho de maçã e, em seguida, com a farofa. Não encher muito o chester.
Feche as extremidades do chester com linha ou palitos e leve ao forno sem papel laminado. Quando estiver assado corte em fatias como um ‘rocambole”.

Bebida:
Esse prato cai muito bem com um bom malbec de Mendoza.

Música:
Astor Piazzolla e Carmina Burana (não a do Orff, mas as composições medievais originais – super lidas!!)
OBS: Aprendi a desossar frango vendo a minha avó Euzira fazer essa peripécia na cozinha da fazenda, para prendas de leilão. com extrema habilidade e rapidez desossava vários em pouco tempo! Parece complicado, mas dá para fazer se tiver calma e curtir o ritual. Um copo de cerveja gelada durante a execução faz a prática ser mais prazerosa e muito menos trabalhosa. Fizemos essa receita na páscoa de 2006, daí o título.
Roberto Fabri

Nenhum comentário:

Postar um comentário