segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

MOQUECA DE TAMBORIL AO ALHO PORÓ E PIRÃO – AQUECENDO O TAMBORIL



Ingredientes:

600 gramas de filés de tamboril (ou outro peixe)

1 tomate de salada picado em rodelas

1 cebola picada em rodelas

1 alho poró picado em rodelas

200 ml. de leite de coco (uma garrafinha)

1 maço de cebolinhas picadas

1 caneca de tomates cereja

Sal à gosto

1 pitada de noz moscada

1 xícara de vinho branco seco

2 colheres de sopa de extrato de tomate

3 pimentas de cheiro picadas e sem caroços.

5 colheres de sopa de farinha de mandioca

Preparo do peixe:

Seque os filés e tempere-os com sal, noz moscada e vinho. Deixe permanecer no tempero por cerca de 1 hora. Reserve o caldo.

Em uma panela (preferencialmente panela de barro) faça uma cama com as rodelas de tomate, alho poró, cebola e de uma pimenta de cheiro. Acame sobre eles os filés de tamboril. Cubra os filés coloque a cebolinha picada, os tomatinhos cereja e uma pimenta de cheiro picada. Espalhe sobre eles o caldo do tempero de vinho branco e o leite de coco.

Cubra e leve ao fogo. Deixe ferver em fogo baixo por cerca de 30 minutos. Quando iniciar o cozimento, dissolva as duas colheres de extrato de tomate em um copo de água e acrescente ao peixe deixando ferver por alguns minutos.

Preparo do pirão:

Quando o peixe estiver pronto, retire parte do caldo, coloque em uma panela (preferencialmente panela de barro) e leve ao fogo baixo.

Dissolva cerca de cinco colheres de farinha de mandioca em uma caneca com água e vá acrescentando ao caldo, mexendo sempre para não empelotar.

Sirva com arroz branco.

Bebida:

Hoje bebemos vinho chardonnay!!

Música:

Bem no clima de carnaval, ouvimos Clara Nunes, Paulo Moura, Nó em pingo d’água, chorinho ...

OBS: Fizemos esse prato quando a Rosana estava passando uns dias (maravilhosos) aqui. Fomos dar um mergulho em Itaipú e compramos dois tamboris ainda vivos, acabados de chegar do mar. O tamboril é um peixe visualmente muito estranho, com uma cara feia e um corpo meio pré-histórico. Quem vê fica com medo, mas possui um sabor surpreendente na moqueca. Fizemos para o aniversário do Sr. Elvio, mas chegaram tantos convidados inesperados, que nem deu para comer direito. Tive de refazer outro dia para confirmar o sabor. Delicioso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário