segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

GALINHA DA ANGOLA (GALINHOLA) NO VINHO TINTO COM ARROZ INTEGRAL “AO LIMONE” – TARDE NOS TRÓPICOS


Ingredientes da galinha da Angola:

1 galinha da Angola

1 alho poró

2 colheres de sopa de gengibre em pó

1 colher de café de noz moscada

1 maço de cebolinhas e salsas picadas

1 copo e meio de vinho tinto

5 dentes de alho

200 gramas de champignon (preferencialmente fresco)

2 colheres de sopa de manteiga (usei manteiga de garrafa)

1 colher de azeite de oliva

Sal à gosto

Ingredientes do arroz integral “ao limone”

2 xícaras de arroz integral

1 xícara de carne de soja

1 colher de sopa de gergelim branco

1 limão Taiti

1 maço de cebolinhas

4 dentes de alho picados

1 colher de chá de gengibre em pó

1 colher de chá de gersal

3 pimentas de cheiro

Meio copo de milho verde cozido

Sal á gosto

Azeite à gosto

Preparo da galinhola:

Corte a galinhola nas partes tradicionais, como o frango, e separe.

Em um pilão triture a metade do cheiro verde, os dentes de alhos e o sal até formar uma pasta. Junte ao frango os temperos triturados, a outra metade do cheiro verde, o gengibre, a noz moscada e o vinho, misturando bem. Deixe permanecer no tempero por algumas horas, preferencialmente na véspera do preparo, na geladeira.

Pique o alho poró em rodelas e reserve.

Em uma panela aqueça a manteiga e o azeite, coloque os pedaços da Galinha da angola, cubra e frite até ficar dourada. Reserve o caldo de vinhadalhos.

Acrescente lentamente um pouco de água quente alternando com o vinhadalhos, mexendo eventualmente, deixando a panela sempre coberta.

Como a galinha da Angola é uma ave semelhante a uma caça, tem de ter paciência em seu preparo, notadamente que está acostumado a cozinhar frangos de granja.

Quando a carne começar a amaciar junte o alho poró, o champignon e deixe cozinhar em fogo brando por cerca de 15 minutos. Sirva com o arroz integral “ao limone”.

Preparo do arroz integral “ao limone”

Lave em um mesmo recipiente a carne de soja e o arroz e reserve. Em uma panela (se possuir, use uma panela de pedra) aqueça o azeite, refogue o alho, junte o arroz e a carne de soja e refogue. Acrescente todos os demais ingredientes, refogue, coloque água quente e deixe cozinhar em fogo brando.

Bebida:

Hoje bebemos vinho shiraz.

Música:

Ouvimos jazz na radio nova-iorquina Aol e The Coleman Hawkins All-Star “live in Munchen” depois que a luz acabou e ficamos, felizmente, sem internet.

OBS: Adoro as galinholas e acho que elas são o símbolo das fazendas do interior do Brasil. Estão sempre em grupo e, por isso, simbolizam a família e os amigos. Essa galinhola veio da Figueira Branca, fazenda do meu pai (Chicão) no noroeste fluminense, na tríplice fronteira entre Rio, Minas e Espírito Santo. Ele sempre foi um exímio criador de aves domésticas e conhece como ninguém a arte e os segredos de se criar galinholas no terreiro de casa. É também um mestre no preparo das carnes do frango caipira. Aprendi a cortar e preparar frangos, patos, porcos, coelhos, cabritos, etc. ao seu lado. Mas, sinceramente, acho que ele nunca comeu uma galinhola como essa aí da receita. Vou ter de repetir a dose quando for na roça ... essa vale a pena (literalmente)!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário