terça-feira, 4 de agosto de 2015

PIRÃO DE POLVO AO ALHO PORÓ E RÚCULA – “ BARBAZAR SABOR CAIÇARA ”


Ingredientes:

1 polvo grande cortado em pedaços médios
1 alho poró picado em rodelas
1 cebola grande picada
2 tomates picados
1 molho de salsa picada
1 molho de cebolinha verde picada
1 março de rúcula
Meio copo de farinha de mandioca
Sal à gosto
4 colheres de sopa de azeite de oliva

Preparo:
Corte o polvo em pedaços médios e reserve. Preferencialmente numa panela de barro ou de pedra, refogue a cebola no azeite de oliva até começar a dourar. Acrescente o polvo, cubra a panela e deixe cozinhar no próprio caldo, em fogo médio, acrescentando água quente se necessário. 

Quando o polvo começar a ficar macio, acrescente o tomate, o alho poro, o sal e cozinhe por cerca de 30 minutos.
Dissolva a farinha em um copo de água e vá acrescentando lentamente ao caldo do polvo até atingir a consistência desejada, mexendo sempre e tomando o cuidado de só acrescentar mais farinha molhada quando o prato estiver fervendo, para ter a ideia da consistência do pirão. O bom e colocar sempre cerca de duas colheres por vez.
Quando estiver no ponto, acrescente a cebolinha, a salsa e a rúcula, deixando o caldo ferver por mais cinco minutos.
Sirva com arroz de açafrão ou arroz de cúrcuma. Fizemos um arroz tradicional, com sal, azeite, alho e cúrcuma, na panela de pedra.

Bebida:
Bebemos Neneca Red Ale, feita aqui em casa.

Música:
Ouvimos Jazz tradicional e contemporâneo em rádios da internet.


OBS: Esse prato é perfeito para o fogão de lenha, sem pressa, cozinhando lentamente. Preparamos esse prato aqui, no fogão à lenha, numa maravilhosa tarde de inverno, ensolarada, numa luminosidade incrível, tendo aquela perfeita e eterna conversa fiada com Caco, sobre todos os assuntos do mundo, dos mais importantes aos menos importantes (nessa ordem ou na ordem inversa ... !!). Sempre chegando à mesma conclusão: o que importa mesmo não são os assuntos, temas ou polêmicas. O grande combustível por trás das boas conversas é sempre uma grande amizade! Bela tarde!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário