sábado, 13 de outubro de 2012

LOMBO ASSADO COM ERVAS - MILESTIBA



Ingredientes:
01 lombo de 800gr
04 dentes de alho ralados
03 dentes de alho inteiros
02 copos (pequeno) de vinho tinto
Sal à gosto
Alecrim à gosto
Azeite à gosto.
03 colheres de sopa de açúcar mascavo

Preparo do lombo:
Coloque o lombinho em uma forma funda de alumínio. Faça furos no lombinho com uma faca ponteaguda. Tempere o lombinho com o alho ralado, sal à gosto, azeite, alecrim desidratado; procurando passar bem em toda a face do lombinho o açúcar mascavo, inserindo os temperos nos furos feitos pela faca.
Na parte de cima do lombinho insira proporcionalmente, ao longo do mesmo, em cada furo os três dentes de alho inteiros, aprofundando os mesmos na carne. Regue o lombinho com os dois copos pequenos de vinho tinto seco. Vá virando o lombinho para que ele pegue todo o tempero em toda a sua face. Deixe neste vinha d’alhos por no mínimo 40 minutos, fechada a forma em papel alumínio, na geladeira.
Ao retirar o lombinho da forma, dê uma última virada nele para que fique todo encharcado pelo molho. Coloque-o em uma panela com um pouquinho de azeite, e sele todo o lombinho, até dourar toda a carne. Neste momento, vá acrescentando bem devagar pinguinhos de água para que não agarre no fundo da panela. Depois de dourar, vai sobrar uma caldo grosso da carne (reserve-o, mantendo o mesmo nesta panela).
Volte com a carne (sem este caldo acima) para a assadeira que estava com o restante do vinha d’alho. Regue uma última vez o lombinho (agora todo dourado) com o vinhad’alhos.
Feche-o com papel alumínio e leve ao forno até começar a secar o molho, regue de vez em quando. Forno em 200 graus.
Preparo do Arroz milestiba:
02 xícaras de arroz ráris (07 cereais), tempere com alho, acrescente 4 xícaras de água  e deixe cozinhar em fogo baixo.
Bebida: Vinho alentejano com uva Aragonese
Música: Ouvimos Bach, Villa-lobos, Purcell e as gravações do “Boca Que Usa” no CCBB ...)
 OBS: Milestiba é o nome de uma composição coral da Letônia, que estamos trabalhando no Grupo Vocal Boca Que Usa e cuja tradução, do Leto, quer dizer amor. Uma pérola da música vocal a capella.

Nenhum comentário:

Postar um comentário