terça-feira, 23 de outubro de 2012

BACALHAU COM BRÓCOLIS E PIMENTA VERDE – AZUL CREPÚSCULO

Ingredientes:

 500gramas de lascas de bacalhau
2 batatas grandes
04 dentes de alho esmagados
1 maço de brócolis
1 colheres de café de pimenta verde  
1 cebola inteira
1 pimenta dedo de moça
1 colheres de sopa de manteiga
10 azeitonas verdes picadas
100 gramas de mussarela fatiada
Sal à gosto
Azeite à gosto.

Preparo:
Dessalgue o bacalhau deixando de molho em água por alguns minutos. Esprema o bacalhau e separe a água da primeira vez. Repita a operação por 2 vezes.
Descasque as batatas e pique em rodelas. Esmague grosseiramente os dentes de alho, separe as “flores” do brócolis dos talos mais grossos. Corte a cebola em cubos pequenos. Retire as sementes da pimenta dedo de moça e pique.
Na água do bacalhau ferva as rodelas de batata e o brócolis por cerca de 10 minutos e reserve.
Em outra panela aqueça o azeite e a manteiga e refogue o alho e a cebola. Junte as azeitonas verdes picadas, a pimenta verde, acrescente o bacalhau e refogue até secar. Desligue o fogo, misture o brócolis, com um pouco mais de azeite, ao bacalhau mexendo bem. Ajuste o sal se necessário. Acrescente 1/3 de lata de creme de leite e misture ao molho.
Em um refratário pincele um pouco de azeite, faça uma cama com as batatas, regue com azeite, coloque o molho de bacalhau, acrescente um pouco mais de azeite, cubra com fatias de queijo mussarela e leve ao forno por cerca de 20 minutos.
  
Bebida: Vinho alentejano com uva Aragonez, trincadeira e castelão.
Música: Ouvimos jazz clássico na jazzradio.com
OBS: Um prato para se comer com um bom vinho. Um sabor sofisticado para ser degustado ao sabor de um vinho especial e de um bom jazz. Azul crepúsculo que se aproxima ao sabor do horário de verão na primavera brasileira. Azul crepúsculo que é promessa de muitas tardes inesquecíveis. Apesar do tempo, “os sonhos não envelhecem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário