sexta-feira, 2 de novembro de 2012

LOMBO RECHEADO COM ERVAS E RICOTA – “SAPORE DI CINGHIALE”


 Ingredientes:
01 lombo de 1 kg
250 gramas de ricota
1 cebola grande picada
Meio copo de vinagre balsâmico
1 molho de cebolinha fresca
1 molho de manjericão fresco
3 galhos de alecrim fresco
Sal à gosto
Azeite à gosto
6 batatas inglesas grandes

Preparo:
Corte o lombo em sentido longitudinal, transformando-o em um grande filé. Tempere o lombo com sal à gosto (ou tempero completo, se preferir), misture o vinagre balsâmico e deixe marinar por cerca de 1 hora.
Pique a cebola e a cebolinha em pedaços pequenos, separe as folhas do manjericão, retire o alecrim do galho. Desmanche a ricota, junte as ervas e a cebola, acrescente um pouco de azeite e misture bem até formar uma pasta grossa.
Recheie o lombo com a pasta de ricota e ervas, feche com palitos ou amarre com cordão, cubra bem com um papel laminado.
Lave bem as batatas, mantenha com a casca, cubra com papel laminado.
Deixe assar o lombo e as batatas em fogo médio, sem usar refratário, por cerca de 1 hora. Se possuir fogão à lenha, opte por ele, que o resultado é muito melhor. Aí o tempo vai depender do fogo utilizado e do forno.
Bebida: Vinho carménère chileno.
Música: Ouvimos tradicional jazz na jazzradio.com
 OBS: Esse prato tem o gosto da Toscana. Das feiras livres de San Gimignano, Arezzo, Castelina, Radda in Chianti, Gaiole in Chianti ... só faltou ser de cinghiale (javali, para os íntimos), mas para experimentar de novo aquele sabor teremos de voltar logo à Itália (Toscana) ou tentar caçar um lá em Varre-sai,  já que alguns espécimes importados da Europa fugiram de um cativeiro em Santa Clara, reproduziram enormemente, e andam fazendo estragos nos mandiocais e milharais, por isso estão liberados para o abate por lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário