domingo, 24 de julho de 2011

RISOTO CÌTRICO DE LINGÜIÇA E ZUCCHINI (ABOBRINHA) AO FUNGHI – “DE UM JAZZ SECRETO”




Ingredientes:
1 abobrinha média picada e cubos
250 gramas. de arroz para risoto (ou arroz comum)
3 lingüiças de pernil suíno
40 gramas. de tomates secos
100 gramas de funghi secchi
1 cubo de caldo de legumes ou de frango dissolvido em 500 ml. de água
1 pitada de noz moscada
1 maço de cebolinha verde picada
1 cebola pequena picada
Sulco de 1 limão (preferencialmente limão siciliano)
Sal à gosto
1 colher de sopa de manteiga
50 gs. de queijo parmesão ralado.
1 colher de sopa de alho desidratado picado em fatias

Preparo:
Hidrate o funghi no caldo de legumes (ou de frango) e reserve.
Retire a pele da lingüiça, e refogue-a na própria gordura até dourar. Acrescente a cebola, o funghi, refogue um pouco, e adicione os tomates secos picados. Em seguida junte o arroz (sem lavar), a noz moscada, a cebolinha, o zucchini (abobrinha), o sulco de meio limão, acrescente o caldo do funghi e mexa. Cubra a panela e deixe cozinhar, acrescentando aos poucos água e mexendo eventualmente. Quando estiver cozido, acrescente 1 colher de manteiga, a outra metade do suco de limão e 50 gramas de queijo parmesão. Misture tudo, cubra com as fatias de alho picado e sirva imediatamente.

Bebida:
Bebemos vinho chardonais.

Música:
Ouvimos Philip Catherine (para matar a saudade do show “secret jazz” num festival de jazz homônimo, no meio de uma vinícola em Macon (Borgonha).

OBS: Esse show foi memorável. Assistimos juntos com Lina e Caco dentro de uma vinícola. Montaram o palco no meio dos vinhedos, misturando show e degustação de vinho. Um luxo! Tarde belíssima, alto astral! Após muitos anos do Free Jazz Festival, no Brasil, voltamos a rever o Philip Catherine tocando, mais maduro musicalmente e apresentando um jazz impecável, acompanhado de um trio primoroso, com destaque para o jovem baterista, que incendiou o show.
O grande artista é aquele que não tem medo do novo e nem do jovem. Também é como uma boa garrafa de vinho, quando mais velho, mais especial. É aquela garrafa que quando aberta trás para o presente o aroma do passado e ao encontrar o novo junta, nos sabores, a memória e o devir.
Boas lembranças de Larry Coryell, Elis Regina, e Joacy, que apesar de não estar lá, foi muito lembrado naquela tarde inesquecível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário