terça-feira, 23 de outubro de 2012

BACALHAU COM BRÓCOLIS E PIMENTA VERDE – AZUL CREPÚSCULO

Ingredientes:

 500gramas de lascas de bacalhau
2 batatas grandes
04 dentes de alho esmagados
1 maço de brócolis
1 colheres de café de pimenta verde  
1 cebola inteira
1 pimenta dedo de moça
1 colheres de sopa de manteiga
10 azeitonas verdes picadas
100 gramas de mussarela fatiada
Sal à gosto
Azeite à gosto.

Preparo:
Dessalgue o bacalhau deixando de molho em água por alguns minutos. Esprema o bacalhau e separe a água da primeira vez. Repita a operação por 2 vezes.
Descasque as batatas e pique em rodelas. Esmague grosseiramente os dentes de alho, separe as “flores” do brócolis dos talos mais grossos. Corte a cebola em cubos pequenos. Retire as sementes da pimenta dedo de moça e pique.
Na água do bacalhau ferva as rodelas de batata e o brócolis por cerca de 10 minutos e reserve.
Em outra panela aqueça o azeite e a manteiga e refogue o alho e a cebola. Junte as azeitonas verdes picadas, a pimenta verde, acrescente o bacalhau e refogue até secar. Desligue o fogo, misture o brócolis, com um pouco mais de azeite, ao bacalhau mexendo bem. Ajuste o sal se necessário. Acrescente 1/3 de lata de creme de leite e misture ao molho.
Em um refratário pincele um pouco de azeite, faça uma cama com as batatas, regue com azeite, coloque o molho de bacalhau, acrescente um pouco mais de azeite, cubra com fatias de queijo mussarela e leve ao forno por cerca de 20 minutos.
  
Bebida: Vinho alentejano com uva Aragonez, trincadeira e castelão.
Música: Ouvimos jazz clássico na jazzradio.com
OBS: Um prato para se comer com um bom vinho. Um sabor sofisticado para ser degustado ao sabor de um vinho especial e de um bom jazz. Azul crepúsculo que se aproxima ao sabor do horário de verão na primavera brasileira. Azul crepúsculo que é promessa de muitas tardes inesquecíveis. Apesar do tempo, “os sonhos não envelhecem”.

domingo, 14 de outubro de 2012

SOBRECOXAS DE FRANGO COM RECHEIO DE GORGONZOLA – SABOR DO CAMPO

Ingredientes:

6 sobrecoxas de frango com pele
2 colheres de sopa de castanhas fatiadas
200 gramas de gorgonzola
1 maço de manjericão fresco
1 xícara de chá de vinho branco
1 cebola pequena
1 pitada de pimenta do reino
Sal à gosto
Gergelim à gosto

Preparo:
Retire o osso das sobrecoxas na face contrária à pele.
Pique a  cebola bem  fina ou rale, junte o sal, misture bem nas sobrecoxas já sem o osso, acrescente o vinho e deixe marinar por cerca de 1 hora, já no refratário a ser levado ao forno.
Após esse período, misture o gorgonzola ao manjericão (vale também usar a flor do manjericão) e às castanhas com as mãos, faça pequenos bolinhos compridos que caibam dentro das sobrecoxas. Coloque-os na parte interna do frango e use a pele para fechar a sobrecoxa. Prenda uma extremidade da pele na outra usando palitos de madeira (2 ou 3 são suficientes), deixando a carne por dentro. Cubra a pele com gergelim (usei preto e branco, misturados), cubra com papel laminado e leve ao forno por cerca de 30 minutos, retire o laminado, e deixe assar por mais 30 minutos.
Sirva com arroz de açafrão e legumes refogados.
Bebida: Pega bem um bom tinto malbec argentino.
Música: Ouvimos na rádio Noblat ‘on line’, rock clássico, Milton Nascimento, Tom Jobim, música africana ...  
OBS: Esse é um prato bem fácil de fazer, mas com um resultado incrível. Usei manjericão fresco e flores de manjericão, que dão um sabor muito especial. O gergelim é também peça fundamental no sabor final do prato. 

sábado, 13 de outubro de 2012

ATUM RECHEADO COM SALADA RÚCULA E NOZES – A(I)-TUNES

Ingredientes:

1 atum de cerca de 3 kg
1 limão casca fina
10 nozes
100 gramas de bacon
1 maço de cebolinha
1 maço de rúcula
1 cebola grande
Sal à gosto

Preparo:
Limpe o atum, retire a cabeça, abra-o pelo dorso retirando a coluna com os espinhos laterais, deixando, ao final, as duas metades unidas pela pele da barriga.
Tempere com sal e limão e deixe a mistura por cerca de 30 minutos.
Corte o bacon em fatias finas, a cebola em pétalas, triture as nozes em pedaços médios, corte a rúcula e a cebolinha.
Em uma panela frite levemente o bacon na própria gordura, acrescente as nozes, frite um pouco mais. Junte a cebola e refogue rapidamente, acrescentando uma pitada de sal.
Recheie o atum com a mistura, costure com cordão ou palito. Coloque em um tabuleiro e leve ao forno coberto com papel alumínio. Deixe assar em fogo médio por cerca de 40 minutos.
Sirva com arroz branco e caldeirada de sirí com camarão.
Bebida: Choop bem gelado.
Música: Ouvimos rock clássico dos anos 70 (Zeppelin, Queen, Purple, ...)
 OBS: O bacon é fundamental para não deixar que o atum resseque a carne. É um prato bom para compartilhar em grupo com muita conversa fiada. Corte em rodelas e sirva o conjunto de peixe e recheio.

LOMBO ASSADO COM ERVAS - MILESTIBA



Ingredientes:
01 lombo de 800gr
04 dentes de alho ralados
03 dentes de alho inteiros
02 copos (pequeno) de vinho tinto
Sal à gosto
Alecrim à gosto
Azeite à gosto.
03 colheres de sopa de açúcar mascavo

Preparo do lombo:
Coloque o lombinho em uma forma funda de alumínio. Faça furos no lombinho com uma faca ponteaguda. Tempere o lombinho com o alho ralado, sal à gosto, azeite, alecrim desidratado; procurando passar bem em toda a face do lombinho o açúcar mascavo, inserindo os temperos nos furos feitos pela faca.
Na parte de cima do lombinho insira proporcionalmente, ao longo do mesmo, em cada furo os três dentes de alho inteiros, aprofundando os mesmos na carne. Regue o lombinho com os dois copos pequenos de vinho tinto seco. Vá virando o lombinho para que ele pegue todo o tempero em toda a sua face. Deixe neste vinha d’alhos por no mínimo 40 minutos, fechada a forma em papel alumínio, na geladeira.
Ao retirar o lombinho da forma, dê uma última virada nele para que fique todo encharcado pelo molho. Coloque-o em uma panela com um pouquinho de azeite, e sele todo o lombinho, até dourar toda a carne. Neste momento, vá acrescentando bem devagar pinguinhos de água para que não agarre no fundo da panela. Depois de dourar, vai sobrar uma caldo grosso da carne (reserve-o, mantendo o mesmo nesta panela).
Volte com a carne (sem este caldo acima) para a assadeira que estava com o restante do vinha d’alho. Regue uma última vez o lombinho (agora todo dourado) com o vinhad’alhos.
Feche-o com papel alumínio e leve ao forno até começar a secar o molho, regue de vez em quando. Forno em 200 graus.
Preparo do Arroz milestiba:
02 xícaras de arroz ráris (07 cereais), tempere com alho, acrescente 4 xícaras de água  e deixe cozinhar em fogo baixo.
Bebida: Vinho alentejano com uva Aragonese
Música: Ouvimos Bach, Villa-lobos, Purcell e as gravações do “Boca Que Usa” no CCBB ...)
 OBS: Milestiba é o nome de uma composição coral da Letônia, que estamos trabalhando no Grupo Vocal Boca Que Usa e cuja tradução, do Leto, quer dizer amor. Uma pérola da música vocal a capella.