sexta-feira, 15 de outubro de 2010

BACALHAU COM GRÃO DE BICO DE SAINT-EMILION






Ingredientes:
500 gramas de bacalhau
500 gramas de grão de bico
3 pimentões vermelhos picados em rodelas
2 cebolas médias picadas em rodelas
3 tomates picados em rodelas
2 ovos cozidos picados em rodelas
Azeite de oliva à gosto
8 gramas de azeitonas pretas picadas
4 dentes de alho picados

Preparo:
Deixe o bacalhau de molho em água por 2 horas, trocando a água.
Cozinhe o bacalhau em água fervente por 25 minutos, retire a pele, desfie em fatias médias e reserve.
Em uma panela de pressão cozinhe o grão de bico com 4 pedaços pequenos de bacalhau por 40 minutos. Escorra a água e reserve.
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho. Quando começar a dourar junte a azeitona picada, em seguida o bacalhau e o grão de bico, refogando cada um deles à medida que for acrescentando.
Em um refratário, faça uma camada ao fundo com a metade dos pimentões, cebolas e tomates picados e cubra-os com o refogado de bacalhau com grão de bico. Sobre eles coloque o restante dos legumes picados e acrescente os ovos cozidos cortados em rodelas. Regue com bastante azeite, cubra com laminado e leve ao forno por 45 minutos. Em seguida descubra o prato e deixe gratinar por 15 minutos.

Bebida:
Vinho Saint-Emilion Grand Cru

Música:
Ouvimos Tom Jobim, Toninho Horta, Mille Davis, Chet Baker, Hélio Delmiro e César Camargo Mariano, etc...
OBS: Como sempre tive alguns problemas com esse negócio de santo, nunca fui devoto de santo algum. Isso durou até o dia que conheci o Saint-Emilion na sua forma “Grand Cru”. Descobri logo que esse era o santo protetor que eu sempre esperei e que finalmente encontrei naquela garrafa abençoada que o Guta me deu, ao retornar de uma viagem à França. Ele já operou verdadeiros milagres aqui, incluindo um preço registrado de forma incorreta em uma grande loja, da qual arrematamos o estoque disponível a preço de banana. Bendito Santo Emillion, meu santo predileto!!
Roberto Fabri

Um comentário: