sexta-feira, 24 de setembro de 2010

COUVE-FLOR GRATINADA COM MOLHO BRANCO ESPECIAL – SEGUNDA SEM LEI




Ingredientes:
1 couve-flor média
1 pimentão picado
1 cebola picada
2 colheres de azeite de oliva
40 gramas de margarina
50 gramas de queijo parmesão ralado
Molho branco especial:
2 copos de leite
noz moscada à gosto
Pimenta do reino à gosto
sal à gosto
meio cubo de caldo de frango
2 colheres de sopa de farinha de trigo

Preparo:
Cozinhe a couve flor, cortada em pedaços, por cerca de 10 minutos, no vapor. Ao mesmo tempo refogue, na margarina com azeite, o pimentão e a cebola até dourar.
Junte o leite e, em seguida, os componentes do molho branco. Dissolva a farinha de trigo em um pouco do leite, antes, para não criar caroços. Mexa sempre até adquirir a tessitura mais grossa.
Coloque a couve-flor já cozida em um pirex refratário, acrescente um pouco de sal, junte à couve-flor meio copo de leite, regue com o molho branco e, sobre o molho, salpique o queijo parmesão, nessa ordem.
Cubra com papel laminado e leve ao forno quente por cerca de 25 minutos. Retire o laminado e deixe gratinar à gosto.
Servir com arroz japonês.

Bebida:
Vinho branco californiano.

Música:
Ouvimos Elis Regina. Muitos CDs: Cantando Milton Nascimento e Belchior; “Saudades do Brasil”; “Transversal do tempo”, etc.

OBS: Grande Elis!! Arranjos magistrais do César Camargo, banda impecável, emoção à flor da pele ... e que compositores geniais!! Temos discutido muito sobre a safra atual de cantoras brasileira, mas poucas realmente estão fazendo música de verdade. As comparações são inevitáveis. Mas, durante o papo, quase sempre esquecemos dos compositores daquela safra. Como dizia o Joacy, os Gênios escreviam para Elis (Milton, Belchior, Ivan Lins, Gonzaguinha ...), mas, agora, quem está escrevendo para essa geração??

Márcia Godinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário