sexta-feira, 24 de setembro de 2010

SALMÃO COM PURÊ DE BATATA DOCE AO MOLHO DE AMENDOINS E ALCAPARRAS “CASCATA DE SABORES”



Ingredientes:
2 Filés de salmão
Três batatas doces médias
Duas cenouras médias
Uma maçã
4 de sopa de amendoim torrado e descascado
2 colheres de sopa de mel
4 colheres de sopa de manteiga
Pimenta do reino à gosto
1 colher de chá de açúcar
Sal à gosto

Preparo:
Tempere os filés de salmão com sal, pimenta do reino (moída na hora, preferencialmente) e ervas finas à gosto. Leve ao forno com a pele dom salmão voltado para o fundo do refratário. Coloque um pouco de azeite no recipiente para não agarrar. Cubra com papel laminado leve ao forno quente por cerca de 25 minutos, descobrindo o prato nos últimos cinco minutos.
Enquanto o peixe assa, cozinhe, preferencialmente no vapor, as batatas doces descascadas e picadas, as cenouras cortadas em fatias longas, e a maçã com casca. Quando começar a cozinhar (cerca de 7 minutos) retire a maçã e a cenoura e reserve. Deixe cozinhar as batatas até ficarem em ponto de purê.
Em uma panela derreta duas colheres de manteiga, junte uma pitada de sal, uma pitada de ervas finas, e misture a batata e prepare um purê. Reserve.
Descasque a maçã, retire os caroços, e corte em seis gomos.
Em outra panela derreta duas colheres de manteiga, acrescente duas colheres de mel, uma pitada de sal, uma colher de chá de açúcar, ervas finas à gosto. Frite os amendoins por cerca de 1 minuto, acrescente as alcaparras, cubra a panela e desligue o fogo.
Retire com uma espátula somente os filés, deixando a pele, e coloque em pratos individuais. Ao lado do salmão coloque o purê, rodeado pelas fatias de cenouras e os “gomos” de maçã intercalados.
Sobre o salmão e o purê, coloque o molho de amendoim e alcaparras.

Bebida:
Vinho branco Chardonnay chileno

Música:
Jazz: Nina Simone, Johnny Hodges, Al di Meola, Joe Pass, etc.

OBS: Fizemos esse prato numa rara sexta á noite, em casa. Não tivemos ensaio do “Boca que Usa” e aí, aproveitamos o inverninho de Pendô e comemos na varanda, à luz de velas.
Roberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário