quarta-feira, 6 de agosto de 2014

COSTELAS DE PORCO AO CARTOCCIO COM PURÊ RECHEADO – “PIRATAS DO CARIBE”

Ingredientes:
Cerca 600 gramas de costelas suínas
3 batatas médias
3 colheres de sopa de manteiga
1 cabeça alho
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
4 colheres de sopa de molho de tomate
1 colher de sopa vinagre balsâmico
1 março de cebolinha fresca picada
1 pitada de noz moscada
1 colheres de sopa de azeite de oliva
Cerca de 100 gramas de queijo parmesão ralado
1 pacote de 200g. de cream cheese
1 copo de leite
Sal à gosto

Preparo:
Tempere a costela com sal, alho, azeite, o vinagre balsâmico, o molho de tomate, o açúcar mascavo, o alho com casca (dentes separados). Misture bem e coloque em um “saco fácil de assar” e coloque no forno já pré-aquecido. Deixe assar por cerca de hora e meia.
Descasque as batatas e cozinhe. Em uma panela, amasse as batatas já cozidas, acrescente a manteiga, o sal, a noz moscada, o leite e prepare o purê, mexendo bem, sempre. Quanto estiver quase pronto, bata um pouco o purê, para aerar, usando batedor aramado manual (fouet). Acrescente duas colheres de queijo ralado.
Unte duas “cocottes” com manteiga, e forre o fundo com parte do purê, até aproximadamente a metade. Coloque sobre ele a cebolinha picada, e sobre essa uma camada de cream cheese (cerca de 4 colheres de sopa). Cubra tudo com o restante do purê, coloque sobre ele uma camada de queijo parmesão, e leve ao forno para gratinar.
Sirva junto com as costelas.

Bebida:
Bebemos um vinho malbec de boa cepa.
Música:
Ouvimos jazz clássico.

OBS: Tomar um malbec de boa cepa é fato cada vez mais raro no Brasil. Estão mandando para o país uns restos, fundo de barril, cheios de mosto e de péssima qualidade. Começam bem e, quando ganham mercado, mandam porcarias. Aumentaram o peço e abandonaram a qualidade. O mesmo vem ocorrendo, em menor escala, com os vinhos chilenos. Acho que os melhores estão indo para a China ou para os Estados Unidos ... Para beber um bom vinho sul americano hoje, tem de pagar caro. Tá valendo mais comprar aqui os vinhos europeus, mais honestos na relação custo/benefício. Triste realidade. Fazer boas cervejas em casa já é uma realidade. Com as nossas cervejas “Nenecas” artesanais, abandonamos de vez as cervejas de milho da Ambevs e Itaipavas da vida. Mas fazer um bom vinho, vai ser difícil aqui em Niterói... Saudades dos bons velhos malbecs argentinos. Saborosos, macios e de preço honesto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário