segunda-feira, 10 de outubro de 2011

BACALHAU COM BATATAS E CREME DE ESPINAFRE – “ UM PRELÚDIO CULINARIO PARA O VILLA ”





Ingredientes:
2 postas de filet de bacalhau dessalgado (cerca de 600 gramas)
3 batatas grandes picadas em rodelas finas
1 maço grande de espinafres frescos
4 ovos (caipiras, preferencialmente) batidos com garfo
250 gramas de ricota
1 cebola
8 dentes de alho
Sal à gosto
Azeite de oliva à gosto
2 pitadas de noz moscada
Cerca de 50 gramas de nozes picadas em pedaços médios
1 copo de arroz
8 pequis pequenos


Preparo:
Cozinhe as batatas em 1 litro de água com sal. Após a água ferver, espere cerca de 10 minutos, retire as batatas e reserve.
Cozinhe o espinafre no vapor por 6 minutos, reserve a água, e deixe o espinafre esfriar.
Aqueça numa panela o azeite, acrescente metade do alho picado, uma pitada de noz moscada, e refogue. Acrescente o bacalhau fritando as postas até dourarem (mantenha a pele). Em seguida retire os espinhos do bacalhau deixando-o em lascas. Retorne o bacalhau para a panela, acrescente mais azeite, a cebola e refogue bem.
Pique o espinafre (já frio), coloque numa tigela, rale a ricota e misture ao espinafre. Acrescente os ovos batidos, noz moscada, sal, misture tudo produzindo um creme.
Em um refratário pincele o fundo com azeite, faça uma “cama” com as fatias de batatas, acrescente a mistura de espinafre e ricota cobrindo as batatas. Sobre elas coloque a camada de bacalhau, e sobre ele as nozes. Cubra com papel laminado e leve ao forno para assar por 25 minutos.
Retire o laminado e deixe gratinar por 15 minutos.
Na panela em que se refogou o bacalhau, refogue a outra metade do alho e os pequis no azeite. Junte o arroz, o sal e à gosto. Acrescente a água do espinafre, e deixe o arroz cozinhar em fogo baixo.

Bebida:
Bebemos vinho australiano Matilda.

Música:
Ouvimos Villa-Lobos, obras completas para violão solo, com gravação antológica do “Duo Assad”

OBS:


Esse prato marcou a retomada da cozinha de domingo à tarde na melhor estação para isso, a primavera, que entrou na semana passada. Como estávamos participando do festival internacional de coros de Cabo Frio, com o “Boca Que Usa”, comemoramos nossas receitas rituais primaveris desse ano hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário