domingo, 21 de maio de 2023

Arroz de pato com castanha do Pará - Baila comigo, Rita Lee

 Ingredientes:

Um pato médio 

Duas xícaras de arroz arbóreo

300 gramas de bacon

200 gramas de castanha do Pará

2 colheres rasas  de sopa de ervas de Provence 

Uma cebola grande

Duas xícaras de vinho tinto seco 

sal a gosto

Uma pita de pimenta do reino

Azeite de oliva

2 colher de manteiga 

100 gramas de azeitona azapa sem caroço.

Preparo:

Reparta o pato nas partes tradicionais, desosse a carne retirando ossos, cartilagens e a pele. Em seguida divida em partes menores as coxas, asas e peito. 

Após desossar e separar as partes do pato, tempere com sal, vinho tinto, pimenta do reino e ervas de Provence. Deixe descansar, no molho, por cerca de uma hora.

Em uma panela de ferro ou de barro aqueça o azeite e a manteiga, acrescente o bacon, fritando lentamente. Quando estiver frito, acrescente a castanha do Pará partida em quatro pedaços cada castanha, fritando levemente. 

Em seguida junte e doure a cebola e refogue nela o pato, com a penela tampada, reservando o molho de vinho e temperos. Vá acrescentando lentamente o molho do tempero ao longo do cozimento, mexendo sempre o pato. Se necessário, acrescente um pouco de água quente.

Quando o pato estiver ficando macio acrescentar a azeitona. Refogue por três minutos e junte o arroz arbóreo e quatro xícaras de água quente.

 Deixe cozinhar em fogo brando. Servir como um risoto. Sugiro como prato de entrada, salada Caprese marajoara, quente, feita pela Márcia hoje, com mussarela de búfala.


Música - ouvimos fusion, na minha playlist "ponto de fusion", no Spitfire.

Bebida: bebemos um vinho tinto português"Cartuxa", da maravilhosa vinícola de Évora, trazia para nós pelo Cláudio e Ely, de Portugal, ano passado. Eles estão lá agora. Espero que tragam outro ... Kkkkkkk!

OBS: 

Dedé nos deu esse pato da criação deles, lá na Toca da Onça, Figueira Branca, Varre Sai. Vou repetir essa receita com ele e a Carla.

Dei o nome do prato em homenagem à nossa Rita Lee. Essa foi, realmente, quem empoderou a mulher brasileira. Grande Rita, o orgulho e a dignidade histórica de ser uma ovelha negra!


Um comentário:

  1. Realmente maravilhoso almoço! Criatividade a flor da pele!💞🎶🥂 Parabéns Dr. Roberto!

    ResponderExcluir