domingo, 26 de julho de 2015

LOMBO SUINO E RISOTO COM REDUÇÃO DE VINHO E SPAGHETTI DE LEGUMES – “ IMPRESSÕES DO MONTE AMIATA”


Ingredientes para o lombo:
1 lombo suíno de 1,3 kg
5 ramos de manjericão com as flores
3 ramos de alecrim
1 xícara de vinho branco
1 xícara de castanha do Pará picadas ou trituradas
1 xícara de passas de uvas
Sal à gosto
Ingredientes para a redução de vinho:
3 xícaras de vinho tinto seco
3 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa vinagre balsâmico
1 pitada de sal
Ingredientes para o risoto:
Uma xícara de arroz de risoto
1 cebola roxa pequena picada
3 dentes de alho picados
2 cebolinhas verdes picadas
2 ramos de salsa picados
3 colheres de redução de vinho tinto
1 colher de sopa de manteiga
150 gramas de champignon (cogumelo Paris) picado
Azeite de oliva à gosto
Uma pitada de noz moscada
Sal à gosto

Ingredientes para o spaghetti de legumes:
1 cenoura grande
1 abobrinha média
2 cebolinhas verdes
2 ramos de salsa
3 dentes de alho picados
Azeite de oliva à gosto
150 gramas de champignon picado
Sal à gosto






Preparo do lombo:
Abra o lombo suíno transformando-o em um grande bife. Tempere o lombo com sal, vinho branco, metade do alecrim, das folhas e flores de manjericão. Deixe marinar por 2 horas.
Coloque na parte interna do lombo o restante do alecrim, das folhas e flores de manjericão, junte as passas e as castanhas do Pará. Enrole novamente o lombo em sua posição original, prenda as bordas com um palito. Cubra com um papel laminado e leve ao forno já aquecido por cerca de 1 hora em fogo médio. Retire o laminado e deixe gratinar em fogo alto por mais 50 minutos.
Preparo da redução de vinho tinto:
Junte todos os ingredientes numa panela e deixe ferver em fogo baixo por cerca de 25 minutos, mexendo eventualmente e observando a consistência do mesmo.
Preparo do risoto:
 Aqueça o azeite e a amanteiga, e refogue o alho, a cebola, junte uma pitada de sal e de noz moscada. Acrescente a salsa, a cebolinha, o champignon, refogue bem. Junte 3 colheres de redução de vinho, o arroz, mexa bem, cubra com agua e vá acrescentando pouco a pouco a agua quente até o cozimento do risoto.
Preparo do spaghetti de legumes:
Passe a cenoura e a abobrinha em um ralador produzindo fios longos semelhantes a um spaghetti e reserve. Pique bem fino a cebolinha o alho e a salsa.
Coloque o azeite de oliva em uma panela, aqueça e refogue o alho, a salsa e a cebolinha, junte a cenoura, a abobrinha, o champgnon, o sal, e deixe refogar em fogo baixo, mexendo sempre.

Bebida:
Bebemos um Brunello de Montalcino - Cordella, safra 2009
Música:
Ouvimos jazz clássico e João Gilberto.
OBS:
Fizemos esse prato em homenagem ao Aldo e à famiglia Cordella, da "Fattoria Al Meleto", onde ficamos hospedados por quase uma semana, no Val d’Orcia, na Toscana - Itália.
Eles possuem uma fazenda onde produzem o brunello de Montalcino. O lugar é lindo e a família extremamente cordial e gentil. A casa fica dentro da propriedade onde, além da casa e da cantina, também possuem um restaurante comandado pelo chef Aldo. 
Tivemos lá uma experiência única, incluindo um inesquecível passeio, a convite do senhor Cordella, nas colinas repletas de vinhas e oliveiras. O Sr. Cordella, com sua imensa sabedoria de quem trabalha diariamente a terra, nos deu uma longa aula sobre cultivo, seleção e cuidados com as vinhas. Sempre na companhia do simpático cão Savino, correndo atrás dos faisões e de outros pássaros, tivemos um fim de tarde inesquecível!
Aldo faz a redução do vinho tinto com o próprio brunello, mas isso aqui no Brasil seria uma heresia! Fomos presenteados, por Madalena, com premiado o vinho rosé da propriedade, que é um dos melhores rosés que já tomamos. Muitas boas lembranças das belas paisagens do Orcia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário