domingo, 1 de março de 2020

Galinhada "eterno retorno"



Depois de um longo tempo sem postar nossas receitas, resolvemos retomar as receitas do blog. O motivo da parada? Explico: faz uns anos, a gastronomia invadiu a TV. Ficamos desanimados, muita tecnologia, super produções, ... Mas, aí caiu a ficha. Nada como compartilhar as belas criações culinárias. E tem mais: a trilha sonora dos programas culinários são sofríveis!!
O motivo da retomada explico: perdemos milhares de receitas incríveis que criamos e que se perderam no mundo das memórias fugazes e da maravilhosa capacidade humana do esquecer. Então vamos lá, começamos com uma galinhada não muito convencional, mas, divina!! Dei o nome de eterno retorno, pois a culinária é mais Nietzschiana que podemos imaginar. É filosofia pura!

Ingridientes:
1 kg de pedaços de frango. Retirei todos os ossos e cartilagens.
Duas colheres de azeite.
Duas xícaras de arroz.
300 gramas de bacon.
 Duas colheres de sopa de azeite de oliva.
Uma colher de chá de açafrão (cúrcuma)
Um molho de cheiro verde.
Dois dentes de alho.
Uma cebola pequena.
Uma pitada de noz moscada.
Dois copos de vinho tinto.
Uma colher de sopa de colorau.
200 gramas de milho verde.
250 gramas de cebolinhas em conserva.
Sal a gosto.

Preparo:
Misture os pedaços de frango picados, e sem ossos,  ao sal, ao colorau um pouco de salsa e cebolinha. Aguarde 10 minutos e acrescente o vinho tinto. Deixe marinar por cerca de 30 minutos.
Pique o bacon em pedaços pequenos.
Numa panela (usei uma de ferro, mas ficaria maravilhoso numa panela de barro) coloque o azeite e frite bem o bacon. Separe o bacon e reserve. No óleo que ficou na panela, refogue o alho, a cebola. Acrescente o açafrão e a pitada de noz moscada. Nesse molho, junte o frango e vá acrescentando lentamente o vinho do vinhad'alios.
Quando o frango começar a cozinhar acrescente, em ordem, o cheiro verde, depois o alho poró, sempre juntando um pouco de vinho e de água quente, intercalando ambos.
Quando o frango estiver bem macio, junte o milho, a cebola em conserva, o arroz refogue por 2 minutos, acrescente cerca de 400 ml de água quente e deixe cozinhar em fogo brando. Quando estiver ao ponto, cubra com o bacon anteriormente reservado e sirva quente.
Sirva com um bom vinho tinto português. Bebemos um Dão Doc.
Música: ouvimos Jazz clássico e rock brasileiro dos anos 80. "Almojantamos" ouvindo o cd Skol com Oscar Peterson, Joe Pass e Stephane Grapelli. Jazz de prii, nesses tempos medíocres!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário