domingo, 22 de março de 2015

FILÉS DE COXAS DE FRANGO AO SHITAKE, PALMITO COM ACOMPANHAMENTO DE ANGU INCREMENTADO E ARROZ ORA-PRO-NOBIS – “ FRANGO SABOR DA MATA ”





Ingredientes do frango:
700 gramas de filés de coxa de frango (preferencialmente caipira ou orgânico)
1 cebola picada
1 alho poró picado
300 gramas de palmito fresco picado
50 gramas de cogumelo shitake fatiado
Meia xícara de vinho branco
2 colheres de azeite de oliva
1 pitada de pimenta do reino
sal à gosto (usei sal de guérande)

Preparo do frango:
Triture o olho com sal (usei sal de gueránde), abra os files num refratário, misture aos filés a pimenta do reino (à gosto), uma pitada de noz moscada, deixe marinar por cerca de 20 minutos. Refogue o alho no azeite, junte os filés de frango e o vinha d’alhos  refogue (em fogo baixo) um lado de cada vez. Quando estiver cozido, acrescente a cebola picada e o alho poró. Acrescente o vinho branco e deixe cozinhar por 10 minutos. Em seguida acrescente o Shitake, o palmito, e deixe cozinhar em fogo brando por cerca de 20 minutos. Quem tiver fogão de lenha, é o ideal.

Ingredientes do arroz com ora-pro-nobis:
1 xícara de arroz
2 xicaras de água
2 dentes de alho picado
Cerca de 20 folhas de ora-pro-nobis
Sal à gosto
Azeite de oliva à gosto.

Preparo do arroz com ora-pro-nobis:
Refogue o alho no azeite, sem deixar queimar, junte o ora-pro-nobis, refogue um pouco mais, acrescente a água e o sal e deixe ferver em fogo brando.

Ingredientes do angu incrementado:
1 xícara de fubá
5 xicaras de água
1 colher de manteiga
2 colheres de azeite de oliva
3 dentes de alho triturados
sal à gosto (usei também sal de guérande)   
1 pitada de noz moscada
Um março de cebolinha verde picada

Preparo do angú incrementado:
Dissolva o fubá na água. Refogue o alho no azeite junto com a manteiga, sem deixar queimar, acrescente a água mexendo sempre, para não empelotar, principalmente ao acrescentar o fubá na panela. Deixe cozinhar em fogo baixo. Ao servir, coloque sobre o angu a cebolinha verde picada.

Bebida:
Bebemos uma boa Neneca tripell e uma Neneca Weiss, como sempre, feitas aqui em casa mesmo. Estou postando uma foto da “criança”.

Música:
Ouvimos bossa nova numa rádio de Los Angeles “Bossa nova breakfast” na rádio LIVE 365. É duro ter que recorrer à internet e a programadores estrangeiros para ouvir uma boa bossa nova. Nossas rádios aqui, salvo raras exceções, não tocam mais nada sem “Jabá”. Tá na hora da Rita Lee fazer o arrombou a festa 2: “Aí ai meu Deus, o que foi que aconteceu com a música popular brasileira ...”

OBS:

Essa receita é ótima para ser feita em um fogão de lenha. Pede um preparo lento, em um fogo baixo capaz de extrair os melhores sabores desses ingredientes. Mas pode ser feita também no fogão a gás, deixando sempre o fogo baixo. No começo do outono sempre vamos à feirinha de Itaipava comprar mudas de hortaliças para retomar nossa horta orgânica após a parada do verão. Como lá é mais frio, dá para fazer as sementeiras mais cedo. Assim adiantamos nossa horta até as nossas sementeiras chegarem ao ponto certo de plantio, em abril. Sempre que vamos lá, compramos, além de mudas de orquídeas, alguns produtos locais orgânicos, como os shitakes, os palmitos e esses filés de coxa de frango caipira. Outro sabor ...!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário