quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

LULA RECHEADA COM ARROZ AO FUNGHI – CALEIDOSCÓPIO DE SABORES



Ingredientes:

4 lulas grandes

1 copo de arroz

1 cabeça de alho picado em lâminas

1 cebola média picada

1 xícara de funghi seco

1 limão

6 colheres de sopa de amêndoas fatiadas

1 berinjela pequena descascada e picada

1 tomate grande, sem sementes, picado

1 alho poró

1 pimenta de cheiro

3 colheres de sopa de manteiga

3 colheres de sementes de girassol

1 pitada de noz moscada

2 doses de saquê

1 pitada de gengibre em pó

350 gramas de molho de tomate

10 gramas de queijo parmesão ralado

sal à gosto

azeite de oliva à gosto

Preparo:

Limpe as lulas separando a cabeça e retirando a pele externa (fica bem branquinha) e deixando-a inteira para ser recheada. Reserve.

Aqueça levemente 2 copos de água e deixe o funghi de molho por cerca de 20 minutos.

Descasque a berinjela e pique em pedaços pequenos. Faça o mesmo com o tomate, após retirar as sementes. Pique a cebola, o alho (em lâminas) e o alho poró em rodelas.

Em uma panela aqueça o azeite acrescente metade do alho, 1 pitada de noz moscada, e refogue até dourar. Acrescente 1 colher de manteiga, junte a metade da cebola, a pimenta de cheiro e refogue. Acrescente o tomate, a berinjela e o arroz. Coloque 1 pitada de gengibre em pó. Acrescente um pouco de azeite se necessário.

Refogue e verifique o sal. Com o fogo baixo, junte o sulco de 1 limão e 2 doses de saquê. Retire o funghi da água, reservando o caldo, misture na panela, mexendo sempre. Acrescente o caldo do funghi e deixe cozinhar em fogo baixo.

Prepare o molho em outra panela. Aqueça azeite, junte 2 colher de manteiga, doure o restante do alho com as três colheres de amêndoas fatiadas e as três colheres de semente de girassol. Acrescente sal à gosto, a outra metade da cebola, o alho poró, e refogue. Junte cerca de 350 gramas de molho de tomate, acrescente 1 copo de água e deixe cozinhar por 5 minutos. Desligue o fogo, deixe esfriar um pouco e misture o queijo ralado.

Recheia as lulas com o risoto, feche as extremidades da pele com palito. Coloque em um refratário, cubra com o molho, e leve ao forno, em fogo médio, por cerca de 40 minutos, para assar. Não cubra o refratário.

Bebida:

Vinho tinto Cabernet Sauvignon.

Música:

Tendo em conta o baixo nível das músicas de carnaval, cada vez mais chatas e mais previsíveis, fizemos esse prato curtindo o silêncio de Pendotiba na quarta-feira de cinzas.

OBS:

Esse é um prato realmente surpreendente em seu resultado final. Saborosíssimo e criado pela Márcia de forma rápida em um de seus momentos de inspiração “vandeliana”. É um prato digno de ser comido em grande estilo. Sabores da Toscana, da Provance, da culinária caiçara do litoral sul fluminense... todos os gostos se complementam, resultando num caleidoscópio de sabores. Um prato digno da alta gastronomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário