terça-feira, 7 de dezembro de 2010

FILÉS DE BADEJO (OU DE FRANGO) AO CREME DE PALMITO E ALHO PORÓ – SOY LOCO POR TI AMÉRICA



Ingredientes:

4 filés de badejo (ou de peito de frango)
1 alho poro picado
4 palmitos picados em fatias
100 gramas de champignon cortados em fatias
5 bolinhas de mussarela (preferencialmente de búfala)
1 xícara de vinho branco
Pimenta do reino moída à gosto
2 copos de leite
1 colher de sopa bem cheia de maisena
1 pacote pequeno (20gramas) de queijo ralado
2 colheres de sopa de gengibre fresco ralado
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de azeite de oliva
sal à gosto

Preparo:
Tempere os filés de badejo com sal, pimenta do reino e vinho branco, e deixe marinar por cerca de uma hora, virando eventualmente o filé. Se utilizar o frango, corte cada metade do peito em dois filés.
Derreta a manteiga em fogo médio, junte o azeite e refogue o alho poro por 3 minutos. Acrescente, nessa ordem, o gengibre, o champignon, o palmito, refogando levemente cada um com a panela fechada. Sal à gosto.
Misture a maisena ao leite, coloque uma pitada de sal e de pimenta do reino. Acrescente o leite ao molho, desligue o fogo e mexa por cerca de 1 minuto, misturando bem, e reserve.
Em uma frigideira com tampa jogue um fio de óleo para que os filés não agarrem no fundo e grelhe os filés uma única vez cada lado, sempre com a tampa coberta para que eles cozinhem enquanto estão sendo grelhados. Se quiser, acrescente um pouco do molho de vinho ao filé (funciona muito bem com o frango).
Depois de grelhados, coloque os filés em um refratário, corte as bolinhas de mussarela ao meio e cada metade em cruz (4 pedaços cada metade) e distribua entre os filés. Acrescente o molho sobre os filés e a mussarela, cubra com o queijo ralado e deixe gratinar em forno pré-aquecido por cerca de 20 minutos.

Bebida:
Um bom prosecco para o badejo e um vinho tinto shiraz para o frango.

Música:
Nessa noite calma, ouvimos os sons das aves noturnas, inspiradas e comandadas pelo incrível canto do Urutau: melódico, nostálgico, imponente!!

OBS: Mestre do disfarce, o Urutau é uma ave difícil de se ver. Entretanto, seu canto é apaixonante! Canta raramente, mas quando emite seu canto atrai para ele todos as atenções. Conta a lenda que é um canto de uma índia apaixonada que busca seu amado distante. Fazia uns dois anos que ele não deixava por aqui a marca inconfundível do seu canto. Assim, seu retorno foi motivo de grande alegria para nós. Nessa região ele costuma cantar na primavera e no verão, um pouco antes do dia raiar e, principalmente, nas primeiras horas da noite. Pelo som, acho que está morando numa velha paineira aqui do quintal ... misterioso, sutil e encantador!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário