Nesse blog, contendo somente receitas originais, compartilhamos o rito do encontro em torno do fogão para o preparo da comida. Muito mais que alimentar, a cozinha é o lugar da cumplicidade, da conversa,da celebração. A velha tradição das fogueiras ancestrais que continua nos fogões de lenha do Brasil. Aqui a arte dos cheiros, das imagens e dos sabores é acompanhada pela a música e pela a bebida, outros dois grandes elementos construtores dos laços sociais. "Senta aí" e boa conversa!!
quinta-feira, 19 de agosto de 2021
Tagliatelle de com rúcula e porco defumado - tradição Fabbri
sábado, 14 de agosto de 2021
Polvo com "pimiento" - aromas do mar cantábrico
Ingredientes:
5 tentáculos robustos de polvo.
1 pimentão vermelho médio.
Meia colher de café de páprica picante.
1 colher de chá de páprica defumada.
2 dentes de alho grande picados.
Meia xícara de vinho branco.
2 xícaras de água do cozimento do polvo.
Azeite de oliva.
Manteiga
3 batatas.
Sal à gosto.
PREPARO:
Ferva uma panela com água. Na água fervente mergulhe por 15 segundos um tentáculo, retire deixando fora da panela por 15 segundos. Faça essa operação por 3 vezes com cada tentáculo.
Acrescente sal nessa água, e mergulhe nela todos os tentáculos de polvo e as batatas descascadas e cortadas em rodelas. Deixe o polvo cozinhar por cerca de 40 minutos. Retire a batata antes, quando perceber que a mesma já está cozida.
Retire as batatas e disponha espalhadas em um prato e regue-as com azeite, deixando-as descansar.
Pique o pimentão e o alho em pedaços bem pequenos e reserve. Corte os tentáculos de polvo em rodelas.
Numa frigideira coloque azeite, manteiga, aqueça e junte a páprica picante e a defumada, o alho e o polvo e dê uma refogada por alguns minutos. Depois acrescente o pimentão, refogue um pouco mais, acrescentando depois, uma xícara de água do cozimento. Cubra a frigideira e deixe cozinhar em fogo médio até o caldo reduzir. Quando estiver secando, acrescente meia xícara de vinho branco e mexa até que o álcool evapore. Acrescente mais uma xícara do cozimento, abafe até o molho reduzir. Não é necessário acrescentar mais sal além do sal presente na água do cozimento. Isso remete ao molho um sabor marinho.
Deite o molho generosamente sobre as batatas, regue com um bom azeite, e sirva com pão.
Música: Diana Krall ao vivo em Paris.
Bebida: vinho tinto da Rioja ou um bom Douro.