Ingredientes da galinha da Angola:
1 galinha da Angola
1 alho poró
2 colheres de sopa de gengibre em pó
1 colher de café de noz moscada
1 maço de cebolinhas e salsas picadas
1 copo e meio de vinho tinto
5 dentes de alho
200 gramas de champignon (preferencialmente fresco)
2 colheres de sopa de manteiga (usei manteiga de garrafa)
1 colher de azeite de oliva
Sal à gosto
2 xícaras de arroz integral
1 xícara de carne de soja
1 colher de sopa de gergelim branco
1 limão Taiti
1 maço de cebolinhas
4 dentes de alho picados
1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de gersal
3 pimentas de cheiro
Meio copo de milho verde cozido
Sal á gosto
Azeite à gosto
Corte a galinhola nas partes tradicionais, como o frango, e separe.
Em um pilão triture a metade do cheiro verde, os dentes de alhos e o sal até formar uma pasta. Junte ao frango os temperos triturados, a outra metade do cheiro verde, o gengibre, a noz moscada e o vinho, misturando bem. Deixe permanecer no tempero por algumas horas, preferencialmente na véspera do preparo, na geladeira.
Pique o alho poró em rodelas e reserve.
Em uma panela aqueça a manteiga e o azeite, coloque os pedaços da Galinha da angola, cubra e frite até ficar dourada. Reserve o caldo de vinhadalhos.
Acrescente lentamente um pouco de água quente alternando com o vinhadalhos, mexendo eventualmente, deixando a panela sempre coberta.
Como a galinha da Angola é uma ave semelhante a uma caça, tem de ter paciência em seu preparo, notadamente que está acostumado a cozinhar frangos de granja.
Quando a carne começar a amaciar junte o alho poró, o champignon e deixe cozinhar em fogo brando por cerca de 15 minutos. Sirva com o arroz integral “ao limone”.
Lave em um mesmo recipiente a carne de soja e o arroz e reserve. Em uma panela (se possuir, use uma panela de pedra) aqueça o azeite, refogue o alho, junte o arroz e a carne de soja e refogue. Acrescente todos os demais ingredientes, refogue, coloque água quente e deixe cozinhar em fogo brando.
Bebida:
Hoje bebemos vinho shiraz.
Música:
Ouvimos jazz na radio nova-iorquina Aol e The Coleman Hawkins All-Star “live in Munchen” depois que a luz acabou e ficamos, felizmente, sem internet.