quinta-feira, 11 de novembro de 2010

FILÉS DE DOURADO GRELHADOS COM MOLHO DE ABACAXI E PISTACHE AO ARROZ DE AÇAFRÃO – PARA PEDRO E JÚLIA




Ingredientes:

4 filés de dourado
1 xícara de castanhas de pistache
1 xícara vinho branco seco
5 fatias de abacaxi picadas em cubos pequenos
1 cebola picada em fatias largas
1 colher de sopa de gengibre cortado em fatias
2 colheres de sopa de azeite extra virgem
2 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
ervas de provence à gosto
sal à gosto
1 copo de arroz japonês
1 pimentão vermelho
2 colheres de sopa de alho picado
1 colher de sopa de açafrão
Preparo:
Tempere os filés de dourado com sal, acrescente o vinho branco, e deixe marinar por cerca de uma hora, virando eventualmente o peixe.
Derreta a manteiga em fogo médio, acrescente o azeite e refogue levemente a cebola. Junte a ela o gengibre fatiado, as ervas finas, as castanhas de pistache, nesta ordem, e refogue cada um por cerca de um minuto. Misture o açúcar mascavo, refogue um pouco para formar uma pequena cauda e acrescente os cubos de abacaxi. Cubra a panela e deixe ferver por cerca de 5 minutos, mexendo eventualmente.
Grelhe os filés em uma única vez cada lado, coloque em um prato, acrescente o molho sobre o peixe e sirva com Arroz de açafrão.
Arroz de açafrão - preparo:
Refogue bastante alho (cerca de 2 colheres de sopa) em um pouco de azeite de oliva, acrescente um copo de arroz japonês, um pimentão vermelho picado e 1 colher de sopa rasa de açafrão; refogue um pouco mais, acrescente sal, 2 copos de água e cozinhe em fogo baixo.

Bebida:
Um bom vinho tinto português alentejano.

Música:
Ouvimos nessa noite uma antiga e antológica gravação do Hermeto Paschoal “ao vivo” no festival de Montreux, Stephane Grapelli, também “ao vivo”, interpretando Cole Porter e Billie Holiday, igualmente “ao vivo” em show da década de 40. 3 registros incrivelmente emocionantes!
OBS: Fizemos esse filé de um enorme dourado sabiamente “pescado” pelo Pedro no cais do porto de Macaé e brilhantemente esquartejado pela Márcia e pela Júlia. Merecido prato!!