terça-feira, 4 de setembro de 2012

PENNE COM MOLHO DE ASPARGOS E GORGONZOLA “PENNE DE LUA”

Ingredientes:
500 gramas de penne
150 gramas de champignon fresco fatiados
200 gramas de aspargos frescos
50 gramas de queijo gorgonzola
100 gramas de nozes picadas
1 cubo de caldo de galinha
5 dentes de alho picado
100 gramas de presunto suíno defumado
1 colher de sopa de manteiga
1 colhere de sopa azeite
Sal à gosto

Preparo:
Cozinhe os aspargos, em água com sal. Quando estiver cozido, pique-os em pedaços médios.  Reserve a água e cozinhe nela o penne. Quando estiver “ao dente” escorra e reserve.
Em uma tigela amasse o gorgonzola, misture com o creme de leite e reserve.
Em uma panela, derreta a manteiga, junte o azeite e doure o alho.  Acrescente o tablete de caldo de galinha e o champignon, mexendo bem. Junte o presunto picado, em seguida os aspargos. Quando ferver desligue o fogo e acrescente a mistura de gorgonzola e creme de leite.
Misture o molho penne  e sirva quente.

 Bebida: Bebemos vinho alentejano (uva Aragonez e Touriga)
Música: Ouvimos MPB anos 70 e 80 na rádio da TV à cabo(Djavan, Jobim, Lô, Fagner, Cassia Eller, Belchior, Moraes, Milton, Elis ...)
Obs: Lua azul, frio de inverno, silêncio de Pendô e saudades da Lua ... mas uma nova primavera  se aproxima.!!

quinta-feira, 21 de junho de 2012

SALADA MONT VENTOUX


Ingredientes:
1 cenoura
01 tomate sem sementes
2 rabanetes
08 mini berinjelas
01 punhado de vagem macarrão
01 maço de rúcula
01 punhado de repolho roxo cortado fino
01cabeça de alho
01 prato de sobremesa de feijão Moyashi  brotado

Azeite extra-virgem à gosto
Sal de la mer à gosto
Vinagre balsâmico à gosto
Pimenta rosa à gosto
1 colher de sopa de Mel
Ervas de Provence ( usei ervas trituradas na hora em moinho manual).

Preparo:
Em um tabuleiro, coloque as berinjelas cortadas em quatro, a vagem cortada em 2 ou 3 partes, a cenoura cortada em lascas aleatórias e os dentes de alho separados com casca. Adicione “sal de la mer”, vinagre balsâmico, pimenta rosa, o azeite extra-virgem à gosto, bem como 01 colher generosa de mel e ervas da Provence. Misture tudo muito bem e leve ao forno coberto com papel alumínio. Deixe assar por 25 a 30 minutos.
Enquanto isso corte o repolho em tiras finas, o rabanete em meias-luas finas, o tomate sem sementes, o broto de feijão e rasgue aleatoriamente as folhas de rúcula. Misture tudo e aguarde a parte que está assando.
Após assar a parte dos legumes, deixe esfriar um pouco, coloque em uma bonita tigela de sua preferência e logo adicione as verduras frescas da segunda parte já relatada. Misture bem e sirva acompanhada de um bom vinho Chardonnay ou Chablis.
Bebida: Vinho Chardonnay ou Chablis.
Música: Queen - Bicycle Race
 OBS: Carpe diem!!!

terça-feira, 19 de junho de 2012

LOMBO SUINO AO CREME DE GORGONZOLA “VERANICO DE OUTONO"


Ingredientes:
1 lombo suíno de aproximadamente 1kg
3 ramos de alecrim
1 maço de cebolinhas
1 maço de salsa
2 pitadas de noz moscada
150 gramas de cogumelo champignon (preferencialmente fresco) picado
250 gramas de queijo gorgonzola
1,5 copo de leite
1 colher de café de maizena
Pimenta do reino à gosto
Sal à gosto
1 copo de vinho branco seco
3 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa azeite
 Preparo:
Tire o excesso de gordura do lombo, corte-o em cubos médios. Tempere com sal (ou tempero completo, se preferir), pimenta do reino, noz moscada, junte um pouco de vinho e deixe marinar por 30 minutos.
Em uma panela, derreta 2 colheres de manteiga, junte o azeite e frite os cubos de carne com a tampa coberta. Acrescente em duas etapas a cebolinha a salsa e o alecrim picados. Em seguida o champignon, quando a carne já estiver cozida. Durante o processo, regue progressivamente a carne com o restante do vinho branco em pequenas doses.
Em outra panela derreta 1 colher de manteiga, junte o gorgonzola picado, mexa, e deixe dissolver em fogo baixo. Vá acrescentando lentamente o leite (usei leite de cabra, mas pode ser leite de vaca mesmo). Na metade final, dissolva a maisena no leite, junte ao gorgonzola, mexendo sempre.
Misture o creme à carne e sirva com arroz integral ou risoto de arroz e batata palha.
Bebida: Bebemos vinho cabernet sauvignon argentino
Música: Ouvimos a rádio “on line” Classic Rock ...
Obs: Celebrando o último fim de semana do outono, curtimos um prato saboroso e surpreendente. Um prato simples, rápido e com um sabor incrível. Certamente cairá muito bem no inverno que se aproxima.!! 

terça-feira, 8 de maio de 2012

PERNIL SUINO COM RÚCULA E MOLHO DE CAJÁ “TROPICOEUROPA”

Ingredientes pernil:
1 pernil suíno de aproximadamente 3kg
50 gramas de castanha
1 maço de cebolinhas
1 maço de salsa
2 colhers de sopa de sal
2 maços de rúculas (Eruca sativa)
1 colher de gengibre em pó
1 copo de vinho branco seco
6 dentes de alho
150 gramas de tomates secos
6 batatas grandes (usei batata Asterix)
Ingredientes do molho de cajá
5 cajás
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de mel
3 colheres de sopa de açúcar 
50 gramas de castanha
1 pitada de sal
1 xícara de água

Preparo pernil:
Desosse o pernil, fure com uma faca fina e reserve.
Em um socador amasse os dentes de alho, a cebolinha e a salsa.
Passe a mistura no pernil, acrescente o gengibre o vinho, espalhe bem no pernil e deixe de molho no mínimo por 3 horas.
Misture a rúcula, os tomates secos e a castanha picada e recheio o pernil, no local do osso retirado.
Descasque as batatas, corte em quatro partes.
Coloque o pernil em um refratário, junte as batatas, coloque o vinhadalhos, cubra com papel laminado e deixe assar no forno, em fogo alto, por 1 hora.
Retire, em seguida, o papel laminado e deixe gratinar por cerca de 40 minutos.
Corte em fatias, cubra com o molho de cajá e sirva com arroz de açafrão.
Preparo do molho de cajá:
Bata em um liquidificador a polpa de cajá em 1 copo de água, coe e reserve o caldo.
Em uma panela derreta a manteiga, junte a castanha picada e frite um pouco. Acrescente o mel, o açúcar o sal e o caldo de cajá. Mexa e deixe cozinhar em fogo baixo até reduzir o caldo.
Bebida: Espumante Prosecco brut
Música: Ouvimos o grupo Jazz Brasil, Jobim, Milles Davis, Ednardo ...
Obs: Numa bela tarde de outono usamos rúcula da horta, cajá do quintal, mel da Figueira Branca ...  incrível como o molho de cajá combina maravilhosamente bem com a carne suína assada. Um show!!

terça-feira, 10 de abril de 2012

PERNIL DE CORDEIRO ASSADO COM MOSTARDA, CEBOLA E BATATAS – “ SEI QUE NADA SERÁ COMO ANTES AMANHÃ ”



Ingredientes:

1 pernil de cordeiro de cerca de 1,5 kg

2 copos de vinho tinto seco

1 colher de café de noz moscada

3 ramos de alecrim

5 ramos de tomilho

3 colheres de sopa de mel

50 gramas de mostarda Dijon (usei “moutarde au vin blanc”).

2 colheres de sopa de vinagre balsâmico

1 colher de sopa de gengibre em pó

4 dentes de alho

Sal à gosto (usei “fleur de sel de l’Ile de Noirmoutier”- presente de nosso querido Helinho)

3 colheres de chá de pimenta rosa

500 gramas de batatas pequenas

300 gramas de cebolas pequenas

Preparo:

Limpe o pernil retirando as gorduras e aponeuroses, perfure com uma faca bem fina e reserve.

Lave bem as batatas deixando-as inteiras com a casca e reserve. Faça o mesmo com as cebolas, descascando-as.

Coloque em um pilão a pimenta rosa, o tomilho, o alecrim, o sal, triture e passe a pasta sobre o pernil.

Em uma tigela, junte o gengibre, o alho picado, o mel, o vinagre balsâmico, a noz moscada, a mostarda e o vinho tinto, misturando bem os ingredientes.

Mergulhe o pernil nesta mistura, coloque em um saco plástico, retirando todo o ar do mesmo. Amarre o saco plástico e deixe na geladeira, preferencialmente de um dia para o outro.

Em um refratário coloque o pernil, juntamente com o marinado, cubra com papel laminado e leve ao fogo médio por 1 hora. Fure as batatas e, juntamente com as cebolas, acrescente ao pernil, cubra novamente, e deixe gratinar por mais 40 minutos.

Sirva com risoto de sete grãos integrais ou outro de sua preferência.

Bebida:

Bebemos vinho chileno cabernet sauvignon “Los Boldos”.

Música:

Ouvimos vários discos do Pink Floyd e um show antológico do David Gilmour em Londres!

OBS: Com esse prato celebramos nosso reencontro com Alan e Tininha, velhos amigos, num fim de semana emocionante. Entre lembranças, sonhos, planos, reforçamos, num canto de Milton Nascimento e Marcio Borges, que na nossa geração, “os sonhos não envelhecem”. Adaptando livremente, o texto diz tudo:

“Que notícias me dão dos amigos? Que notícias me dão de você?
Num domingo qualquer, qualquer hora, ventania em qualquer direção, Alvoroço em meu coração!
Sei que nada será como antes amanhã!

Eu já estou com o pé nessa estrada, Qualquer dia a gente se vê” ...!!


domingo, 25 de março de 2012

PATO “SUPREMO” COM PALMITO, SHIMEJI E SALADA ITAIPAVA


Ingredientes do pato:

1 pato de cerca de 2 kg

1 alho poró picado em rodelas

1 lata de cerveja

200 gramas (cerca de 2 xícaras) de palmito fresco picado

2 xícaras de shimeji (cogumelo)

3 colheres de sopa de mel

1 cebola picada

2 colheres de sopa de alho picado

1 colher de sopa de gengibre em pó

1 colher de chá de cominho

1 colher de sopa de vinagre balsâmico

1 limão siciliano

Azeite a gosto

Sal à gosto

Ingredientes da salada Itaipava:

3 folhas de alface americano

3 folhas de radichio

6 folhas de alface graciosa

6 folhas de chicória frizé

50 gramas de queijo de cabra picado e cubos

100 gramas de tomate cereja picado

Azeite a gosto

Sal à gosto

vinagre balsâmico à gosto

1 limão siciliano

Rasgue as folhas grosseiramente, misture tudo em uma vasilha e sirva.

Preparo do pato:

Corte o pato em pedaços, retire a pele e coloque em uma vasilha. Junte o sal, o gengibre, o cominho, o vinagre balsâmico, o caldo do limão siciliano, o mel e a cerveja. Misture bem e deixe marinar por cerca de 2 horas. Reserve o caldo.

Em uma panela refogue no azeite a cebola e o alho picado. Junte os pedaços do pato na panela e deixe cozinhar em fogo brando, com a panela coberta, mexendo eventualmente. É um prato perfeito para se fazer no fogão à lenha.

Quando o pato ficar dourado e começar a amaciar, acrescente o alho poró e um pouco do caldo, refogando por cerca de 15 minutos. Em seguida, repita a operação com o palmito. Junte, finalmente, o shimeji e deixe o caldo reduzir até ficar bem consistente.

Sirva com arroz branco temperado com alho, alecrim e cozido com pimenta de cheiro.

Bebida:

Bebemos cerveja holandesa.

Música:

Ouvimos só música brasileira: Paulo Moura e Armandinho tocando Jobim, Clara Nunes, Clementina de Jesus, Zé Nogueira ...

OBS: Subimos pela manhã radiante deste sábado, até ao Mercado municipal de “lago de pedra, ou pedra que chora”, ou melhor ainda, Itaipava, para buscar os ingredientes para nosso almoço de sábado no fogão à lenha. Lá em clima de 25º centígrados.

Neste mercado podemos comprar orquídeas (que Roberto ama), verduras e frutas da melhor qualidade, patos, coelhos, cogumelos certificados, flores (as minhas prediletas..., helicôneas, estrelitzia,etc).

Descemos e acendemos o fogo, a chuva já estava começando a se “armar” no céu de quase abril, ou melhor... “as águas de março fechando o verão” um presente eterno de Tom Jobim para os dias no Rio de Janeiro..., “minha alma canta”.

O fogo lento, a cozinha que espera acontecer num tempo intangível... espera para saborear um prato supremo... um dia perfeitamente de sol e chuva..., opostos que se complementam e deixa a terra feliz e nós também extremamente agradecidos. Carpe Diem!

sábado, 17 de março de 2012

COELHO GRATINADO COM BATATAS ASSADAS – “ SONHOS MEDITERRÂNEOS ”


Ingredientes:

Coelho

1 coelho de cerca de 1,2 kg

2 copos de vinho branco seco

3 pitadas de noz moscada

2 ramos de alecrim

3 ramos de hortelã

3 cenouras

1 alho poró picado

Sal à gosto

Batatas gratinadas

4 batatas grandes picadas em rodelas finas

2 ovos

2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

1 colher de chá de nos moscada ralada

2 colheres de sopa de creme de leite

Sal à gosto

Preparo do coelho:

Corte o coelho em pedaços e reserve.

Separe as folhas de hortelã e alecrim. Corte em rodelas a cenoura e o alho poró.

Soque metade do alecrim e do hortelã e uma colher de sopa de sal. Misture, juntamente com o restante das ervas e a noz moscada ao coelho, coloque o vinho e deixe marinar por cerca de 2 horas.

Em um refratário coloque o coelho, as cenouras e o alho poró, coloque o marinado, cubra com papel laminado e leve ao fogo médio por 1 hora. Descubra e deixe gratinar por cerca de 30 minutos. Quem possuir forno de lenha vale a pena fazer nele.

Preparo da batata gratinada:

Com uma batedeira bata os ovos acrescentando progressivamente os ingredientes até formar um creme.

Em um refratário, unte a forma e vá intercalando camadas de batatas com o creme. Cubra com queijo parmesão e leve ao forno por cerca de 30 minutos.

Bebida:

Bebemos vinho alentejano.

Música:

Ouvimos rock progressivo e MPB no meu “ipod” improvisado.

OBS: Fizemos esse prato no forno à lenha com Amilcar e Ana. Sonhamos e “viajamos” o tempo todo com as viagens gastronômicas e enólogas na Provance, na Toscana, nos Alpes ... deu até para sentir o gosto e o cheiro daquela culinária maravilhosa. Numa tarde quente de Niterói sentimos o frescor imaginário da primavera mediterrânea.