Bebida: Bebemos vinho alentejano (uva Aragonez e Touriga)
Nesse blog, contendo somente receitas originais, compartilhamos o rito do encontro em torno do fogão para o preparo da comida. Muito mais que alimentar, a cozinha é o lugar da cumplicidade, da conversa,da celebração. A velha tradição das fogueiras ancestrais que continua nos fogões de lenha do Brasil. Aqui a arte dos cheiros, das imagens e dos sabores é acompanhada pela a música e pela a bebida, outros dois grandes elementos construtores dos laços sociais. "Senta aí" e boa conversa!!
terça-feira, 4 de setembro de 2012
PENNE COM MOLHO DE ASPARGOS E GORGONZOLA “PENNE DE LUA”
Bebida: Bebemos vinho alentejano (uva Aragonez e Touriga)
quinta-feira, 21 de junho de 2012
SALADA MONT VENTOUX
terça-feira, 19 de junho de 2012
LOMBO SUINO AO CREME DE GORGONZOLA “VERANICO DE OUTONO"
terça-feira, 8 de maio de 2012
PERNIL SUINO COM RÚCULA E MOLHO DE CAJÁ “TROPICOEUROPA”
1 pernil suíno de aproximadamente 3kg
50 gramas de castanha
1 maço de cebolinhas
2 colhers de sopa de sal
2 maços de rúculas (Eruca sativa)
1 colher de gengibre em pó
1 copo de vinho branco seco
6 dentes de alho
150 gramas de tomates secos
6 batatas grandes (usei batata Asterix)
Ingredientes do molho de cajá
5 cajás
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de mel
50 gramas de castanha
1 pitada de sal
1 xícara de água
Preparo pernil:
Desosse o pernil, fure com uma faca fina e reserve.
Em um socador amasse os dentes de alho, a cebolinha e a salsa.
Passe a mistura no pernil, acrescente o gengibre o vinho, espalhe bem no pernil e deixe de molho no mínimo por 3 horas.
Misture a rúcula, os tomates secos e a castanha picada e recheio o pernil, no local do osso retirado.
Descasque as batatas, corte em quatro partes.
Coloque o pernil em um refratário, junte as batatas, coloque o vinhadalhos, cubra com papel laminado e deixe assar no forno, em fogo alto, por 1 hora.
Retire, em seguida, o papel laminado e deixe gratinar por cerca de 40 minutos.
Corte em fatias, cubra com o molho de cajá e sirva com arroz de açafrão.
Preparo do molho de cajá:
Bata em um liquidificador a polpa de cajá em 1 copo de água, coe e reserve o caldo.
Em uma panela derreta a manteiga, junte a castanha picada e frite um pouco. Acrescente o mel, o açúcar o sal e o caldo de cajá. Mexa e deixe cozinhar em fogo baixo até reduzir o caldo.
Bebida: Espumante Prosecco brut
Música: Ouvimos o grupo Jazz Brasil, Jobim, Milles Davis, Ednardo ...
Obs: Numa bela tarde de outono usamos rúcula da horta, cajá do quintal, mel da Figueira Branca ... incrível como o molho de cajá combina maravilhosamente bem com a carne suína assada. Um show!!
terça-feira, 10 de abril de 2012
PERNIL DE CORDEIRO ASSADO COM MOSTARDA, CEBOLA E BATATAS – “ SEI QUE NADA SERÁ COMO ANTES AMANHÃ ”
Ingredientes:
1 pernil de cordeiro de cerca de 1,5 kg
2 copos de vinho tinto seco
1 colher de café de noz moscada
3 ramos de alecrim
5 ramos de tomilho
3 colheres de sopa de mel
50 gramas de mostarda Dijon (usei “moutarde au vin blanc”).
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de gengibre em pó
4 dentes de alho
Sal à gosto (usei “fleur de sel de l’Ile de Noirmoutier”- presente de nosso querido Helinho)
3 colheres de chá de pimenta rosa
500 gramas de batatas pequenas
300 gramas de cebolas pequenas
Preparo:
Limpe o pernil retirando as gorduras e aponeuroses, perfure com uma faca bem fina e reserve.
Lave bem as batatas deixando-as inteiras com a casca e reserve. Faça o mesmo com as cebolas, descascando-as.
Coloque em um pilão a pimenta rosa, o tomilho, o alecrim, o sal, triture e passe a pasta sobre o pernil.
Em uma tigela, junte o gengibre, o alho picado, o mel, o vinagre balsâmico, a noz moscada, a mostarda e o vinho tinto, misturando bem os ingredientes.
Mergulhe o pernil nesta mistura, coloque em um saco plástico, retirando todo o ar do mesmo. Amarre o saco plástico e deixe na geladeira, preferencialmente de um dia para o outro.
Em um refratário coloque o pernil, juntamente com o marinado, cubra com papel laminado e leve ao fogo médio por 1 hora. Fure as batatas e, juntamente com as cebolas, acrescente ao pernil, cubra novamente, e deixe gratinar por mais 40 minutos.
Sirva com risoto de sete grãos integrais ou outro de sua preferência.
Bebida:
Bebemos vinho chileno cabernet sauvignon “Los Boldos”.
Música:
Ouvimos vários discos do Pink Floyd e um show antológico do David Gilmour em Londres!
OBS: Com esse prato celebramos nosso reencontro com Alan e Tininha, velhos amigos, num fim de semana emocionante. Entre lembranças, sonhos, planos, reforçamos, num canto de Milton Nascimento e Marcio Borges, que na nossa geração, “os sonhos não envelhecem”. Adaptando livremente, o texto diz tudo:
“Que notícias me dão dos amigos? Que notícias me dão de você?
Num domingo qualquer, qualquer hora, ventania em qualquer direção, Alvoroço em meu coração!
Sei que nada será como antes amanhã!
Eu já estou com o pé nessa estrada, Qualquer dia a gente se vê” ...!!
domingo, 25 de março de 2012
PATO “SUPREMO” COM PALMITO, SHIMEJI E SALADA ITAIPAVA
1 pato de cerca de 2 kg
1 alho poró picado em rodelas
1 lata de cerveja
200 gramas (cerca de 2 xícaras) de palmito fresco picado
2 xícaras de shimeji (cogumelo)
3 colheres de sopa de mel
1 cebola picada
2 colheres de sopa de alho picado
1 colher de sopa de gengibre em pó
1 colher de chá de cominho
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 limão siciliano
Azeite a gosto
Sal à gosto
Ingredientes da salada Itaipava:
3 folhas de alface americano
3 folhas de radichio
6 folhas de alface graciosa
6 folhas de chicória frizé
50 gramas de queijo de cabra picado e cubos
100 gramas de tomate cereja picado
Azeite a gosto
Sal à gosto
vinagre balsâmico à gosto
1 limão siciliano
Rasgue as folhas grosseiramente, misture tudo em uma vasilha e sirva.
Preparo do pato:
Corte o pato em pedaços, retire a pele e coloque em uma vasilha. Junte o sal, o gengibre, o cominho, o vinagre balsâmico, o caldo do limão siciliano, o mel e a cerveja. Misture bem e deixe marinar por cerca de 2 horas. Reserve o caldo.
Em uma panela refogue no azeite a cebola e o alho picado. Junte os pedaços do pato na panela e deixe cozinhar em fogo brando, com a panela coberta, mexendo eventualmente. É um prato perfeito para se fazer no fogão à lenha.
Quando o pato ficar dourado e começar a amaciar, acrescente o alho poró e um pouco do caldo, refogando por cerca de 15 minutos. Em seguida, repita a operação com o palmito. Junte, finalmente, o shimeji e deixe o caldo reduzir até ficar bem consistente.
Sirva com arroz branco temperado com alho, alecrim e cozido com pimenta de cheiro.
Bebida:
Bebemos cerveja holandesa.
Música:
Ouvimos só música brasileira: Paulo Moura e Armandinho tocando Jobim, Clara Nunes, Clementina de Jesus, Zé Nogueira ...
OBS: Subimos pela manhã radiante deste sábado, até ao Mercado municipal de “lago de pedra, ou pedra que chora”, ou melhor ainda, Itaipava, para buscar os ingredientes para nosso almoço de sábado no fogão à lenha. Lá em clima de 25º centígrados.
Neste mercado podemos comprar orquídeas (que Roberto ama), verduras e frutas da melhor qualidade, patos, coelhos, cogumelos certificados, flores (as minhas prediletas..., helicôneas, estrelitzia,etc).
Descemos e acendemos o fogo, a chuva já estava começando a se “armar” no céu de quase abril, ou melhor... “as águas de março fechando o verão” um presente eterno de Tom Jobim para os dias no Rio de Janeiro..., “minha alma canta”.
O fogo lento, a cozinha que espera acontecer num tempo intangível... espera para saborear um prato supremo... um dia perfeitamente de sol e chuva..., opostos que se complementam e deixa a terra feliz e nós também extremamente agradecidos. Carpe Diem!
sábado, 17 de março de 2012
COELHO GRATINADO COM BATATAS ASSADAS – “ SONHOS MEDITERRÂNEOS ”
Ingredientes:
Coelho
1 coelho de cerca de 1,2 kg
2 copos de vinho branco seco
3 pitadas de noz moscada
2 ramos de alecrim
3 ramos de hortelã
3 cenouras
1 alho poró picado
Sal à gosto
Batatas gratinadas
4 batatas grandes picadas em rodelas finas
2 ovos
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1 colher de chá de nos moscada ralada
2 colheres de sopa de creme de leite
Sal à gosto
Preparo do coelho:
Corte o coelho em pedaços e reserve.
Separe as folhas de hortelã e alecrim. Corte em rodelas a cenoura e o alho poró.
Soque metade do alecrim e do hortelã e uma colher de sopa de sal. Misture, juntamente com o restante das ervas e a noz moscada ao coelho, coloque o vinho e deixe marinar por cerca de 2 horas.
Em um refratário coloque o coelho, as cenouras e o alho poró, coloque o marinado, cubra com papel laminado e leve ao fogo médio por 1 hora. Descubra e deixe gratinar por cerca de 30 minutos. Quem possuir forno de lenha vale a pena fazer nele.
Preparo da batata gratinada:
Com uma batedeira bata os ovos acrescentando progressivamente os ingredientes até formar um creme.
Em um refratário, unte a forma e vá intercalando camadas de batatas com o creme. Cubra com queijo parmesão e leve ao forno por cerca de 30 minutos.
Bebida:
Bebemos vinho alentejano.
Música:
Ouvimos rock progressivo e MPB no meu “ipod” improvisado.
OBS: Fizemos esse prato no forno à lenha com Amilcar e Ana. Sonhamos e “viajamos” o tempo todo com as viagens gastronômicas e enólogas na Provance, na Toscana, nos Alpes ... deu até para sentir o gosto e o cheiro daquela culinária maravilhosa. Numa tarde quente de Niterói sentimos o frescor imaginário da primavera mediterrânea.